GVI Rodobens

Qual a melhor opção: comprar imóvel novo ou usado?

Tempo de leitura: 12 minutos
Qual a melhor opção: comprar imóvel novo ou usado?
05 novembro 2021

Com a constante modernização e verticalização das cidades brasileiras, a oferta de imóveis novos vem aumentando consideravelmente, especialmente quando falamos em apartamentos.

Segundo o IBGE, na última década a quantidade de apartamentos no Brasil aumentou 68,7%o que significa 4,2 milhões de novos imóveis.

Na hora de comprar uma casa ou apartamento, é natural que nasça a dúvida: é melhor comprar imóvel novo ou usado? Essa dúvida se justifica porque ambas as opções possuem prós e contras, sendo importante avaliar essas diferenças antes de assinar o contrato.

Neste artigo trouxemos as vantagens de cada opção para te ajudar a tomar essa decisão, então continue lendo para conferir!

Vantagens de comprar um imóvel usado

Quando chega a hora de comprar um imóvel, muitas pessoas acabam optando pelos usados, por uma série de razões. Nos tópicos a seguir, você confere as principais razões que levam solteiros, casais e famílias a escolherem essa opção.

1. Preços melhores

Certamente, um dos maiores atrativos dos imóveis usados são os preços mais baixos. Uma casa ou apartamento pode custar até 30% menos usado que uma opção de mesmo nível, que nunca foi ocupada.

E, além de já virem com um preço mais barato, os imóveis usados também entregam mais oportunidade de negociação, já que, em caso de necessidade de reformas, reparos ou qualquer tipo de regularização que o imóvel precise, é possível levar esses aspectos em consideração para buscar uma redução de preço.

Quando se compra um imóvel na planta, por exemplo, é muito difícil conseguir negociar uma baixa de preço, porque os valores costumam ser fixos.

Imóveis usados abrem mais possibilidades para se buscar condições que atendam às expectativas tanto de quem vende quanto de quem compra.

Qual o momento ideal para comprar um imóvel? O que levar em conta ao avaliar? Neste artigo você confere uma lista de pontos a considerar!


2. Tamanho do imóvel

A tendência dos projetos arquitetônicos atuais é de se criar imóveis cada vez mais compactos, especialmente quando falamos de áreas próximas aos centros urbanos.

Seja pela limitação de espaços disponíveis ou mesmo por uma tendência de mercado, caso você tenha uma família maior ou simplesmente busque por mais espaço disponível, isso tem se tornando cada vez mais raro nos projetos atuais.

Uma outra vantagem dos imóveis usados, especialmente os construídos há mais tempo, é que eles geralmente contam com um espaço maior, incluindo pé-direito mais alto e bons espaços de varanda, em casos de apartamento.


Obviamente isso não é uma regra, sendo possível encontrar imóveis de todos os tamanhos e configurações, mas via de regra as construções mais antigas costumam ter essa característica.

Se você assiste jornal, deve ouvir sempre falar sobre as mudanças na taxa Selic. Mas você sabe como essa taxa influencia nos juros do financiamento imobiliário? Se não, então descubra neste artigo!


3. Mais previsibilidade

Como o imóvel já está pronto, o futuro morador não terá as incertezas tão comuns nos imóveis na planta e em fase de construção.

Certos  custos já são conhecidos desde o início, como valor de condomínio e IPTU; informações que só são liberadas nos imóveis novos quando eles ficarem prontos.

Da mesma forma, o comprador não precisa se preocupar com atrasos na entrega das chaves por possíveis problemas na construção ou regularização do imóvel.

Você já sabe que é possível usar seu FGTS na compra de um imóvel. Mas você conhece as regras e exigências para isso? Se não, saiba tudo neste artigo!

4. Ocupação rápida

Se a sua necessidade, ao comprar um imóvel, é ocupá-lo o mais rápido possível, os imóveis usados serão a melhor opção para seu caso.

O processo de compra – e ocupação – de um imóvel usado é, sem dúvida, muito mais rápido que de um imóvel ainda em construção, sendo que você receberá as chaves e toda a documentação de forma praticamente imediata, caso esteja tudo em ordem com o imóvel, não necessitando de maiores reparos e reformas.


Isso pode ser um problema quando se compra o imóvel na planta ou que ainda está em fase de regularização.

Independentemente de ser novo ou usado, investir em imóveis é sempre uma opção segura para seu dinheiro. Confira neste artigo os motivos!


5. Melhor localização

Não é segredo para ninguém que a localização é um aspecto muito importante na hora de escolher o imóvel ideal.

Nesse sentido, na maioria das cidades é mais comum encontrar imóveis no centro da cidade ou em outras áreas importantes se ele for usado, enquanto as novas construções costumam ser erguidas em áreas ainda pouco exploradas.

O financiamento de imóveis ainda é algo que te causa dúvidas e inseguranças. Então acesse este outro artigo e entenda tudo sobre o tema!


Vantagens de comprar um imóvel novo

A depender do que você esteja procurando, comprar um imóvel novo ou na planta pode ter o melhor custo-benefício por alguns motivos. Confira:

1. Modernidade

Por serem construções mais atuais, os imóveis novos contam com projetos mais modernosconsiderando tanto a tecnologia quanto a arquitetura.

Isso é especialmente verdade se você estiver em busca de apartamento, em vez de casa.

Os novos projetos muito provavelmente terão áreas de lazer bem mais interessantes que os antigos, podendo contar com espaço gourmet, áreas para crianças e pets, academia e até spa.

Com o passar do tempo, as novas construções tendem a ir incorporando novas demandas, tendências e necessidades das pessoas. Em imóveis mais antigos, você pode sentir falta de algumas dessas novidades.

Uma das vantagens dos imóveis novos é contar com áreas de lazer no condomínio mais completas e equipadas, em muitos casos. Veja, neste artigo, a importância de ter esse conforto!


2. Melhor infraestrutura

Seguindo a mesma lógica, a modernidade dos imóveis novos pode entregar uma infraestrutura superior, com mais tomadas, instalações para ar-condicionado, pintura em dia, parte hidráulica nova, recursos de acessibilidade (preocupação mais recente), entre outros.



Assim, caso você consiga um imóvel com melhor infraestrutura, você evita gastar com reformas estruturais e com manutenção, antes mesmo de se mudar para o local.

Outra dúvida comum é entre escolher casa ou apartamento. Neste outro artigo, listamos os prós e contras de cada opção para te ajudar nessa escolha!


3. Facilidade de financiamento

Além de ser mais fácil conseguir crédito imobiliário para o financiamento de imóveis novos, a porcentagem de cobertura também costuma ser maior: eles podem ter até 90% do valor financiado, enquanto os antigos não costumam passar de 70%.

Ligado a isso está o fato de que a documentação de imóveis novos apresenta menos problemas que a de imóveis usados – como pendências com a Justiça ou questões familiares – o que melhora as suas chances de conseguir um bom financiamento.

Você ainda se pergunta se é melhor comprar ou alugar um imóvel? Se essa dúvida te perturba, confira as dicas deste outro artigo!



4. Personalização

Ao comprar um imóvel novo, você tem muito mais liberdade para personalizar o ambiente como preferir. Se você adquiri-lo na planta, é possível escolher projetos que tenham exatamente as características que você ou sua família preferem e precisam.

Nesse sentido, mesmo que, ainda assim, sejam necessárias mudanças no imóvel novo, provavelmente você gastará muito menos tempo e dinheiro do que gastaria para fazer isso em um imóvel usado, que seja muito diferente de seus desejos.

5. Segurança

Construções mais modernas trazem hoje, na maioria das vezes, bem mais preocupação com as questões relacionadas à segurança, tanto nos materiais utilizados na construção, quanto nos recursos de prevenção a acidentes, assim como nos próprios ambientes internos dos imóveis.

Assim, você pode adquirir um espaço equipado com  tecnologias e soluções pensadas para trazer mais proteção. 

A escolha do imóvel é parte fundamental de uma boa compra. Confira neste artigo 9 motivos para comprar seu imóvel com a GVI!

Procure no lugar certo

Como vimos, existem diferentes vantagens em comprar imóvel novo ou usado. Essa decisão vai depender de suas necessidades, das opções disponíveis no local desejado, entre outros fatores que precisam ser considerados.

Seja qual for a sua escolha, porém, o mais importante é sempre ter certeza de que está procurando no lugar certo, para acessar as melhores opções disponíveis.

E, para isso, você pode contar com a GVI!

Parte do Grupo Rodobens, temos excelentes imóveis, espalhados por diversas cidades do Brasil, com as condições mais atrativas.

Com tecnologia e profissionalismo, buscamos oferecer uma experiência mais simples, transparente e menos burocrática para nossos clientes terem o quanto antes as chaves de seu imóvel.

Dispomos de centenas de unidades comerciais e residenciais, que podem ser vistas em nosso site ou em nosso perfil no InstagramSão apartamentos, flats, casas, galpões e terrenos, todos prontos para receber moradores ou para construção do imóvel perfeito, do jeito que você deseja.

Com o suporte de nossa equipe, investir em um imóvel torna-se uma experiência mais segura, simples e lucrativa.

Entre em contato com nossa equipe hoje mesmo, clicando no link abaixo e falando conosco pelo nosso WhatsApp!

QUERO MAIS INFORMAÇÕES




compartilhar