Este site salva seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a política de cookies e privacidade.

GVI Rodobens

Quando comprar um imóvel? Descubra qual o momento ideal!

Tempo de leitura: 8 minutos
Quando comprar um imóvel? Descubra qual o momento ideal!
27 agosto 2021

A compra de um imóvel é uma grande conquista, tanto material quanto emocional.

As motivações para essa decisão podem ser várias: desde trazer mais conforto para a família, com a chegada de um bebê, até o desejo de investir em algo estável e seguro.

Seja qual for o seu caso, para saber qual o momento ideal de comprar um imóvel é preciso avaliar diversos pontos com bastante cuidado, já que se trata de uma decisão que vai influenciar a vida (cotidiana e financeira) de toda a família por muitos anos.

Para te ajudar nessa decisão, listamos a seguir os pontos mais importantes a serem avaliados.

Confira!

Qual o melhor momento para comprar um imóvel?

Qualquer compra de imóvel, independentemente do seu motivo para adquiri-lo, significa um grande investimento e exige muito planejamento financeiro e de vida.

Abaixo separamos os pontos mais importantes que você deve considerar na hora de escolher o momento ideal para comprar uma casa ou apartamento.


1. Estabilidade

A gente não poderia começar por outro ponto, que não este.

Como a grande maioria das pessoas financia a compra de um imóvel, este acaba sendo um compromisso financeiro de longuíssimo prazo.

E para se comprometer sem arriscar as finanças, ter estabilidade financeira é uma das condições que podem indicar se você está num bom momento ou não para comprar um imóvel.

Para isso, é importante refletir sobre pontos como:

  • Você tem uma fonte de renda constante ou ela oscila?
  • Qual o nível de estabilidade em seu emprego atual?
  • Já possui uma profissão estabelecida ou pensa em mudar de carreira?
  • Suas despesas seguem um mesmo padrão ou costumam oscilar muito?


Estas são apenas algumas das questões que precisam ser analisadas, do ponto de vista da estabilidade financeira, para que essa decisão tão sonhada não seja motivo de preocupações no futuro.

Vocês e sua família já decidiram pela compra de um imóvel, mas não sabem se será um apartamento ou uma casa? Neste artigo a gente te ajuda a tomar essa decisão com mais tranquilidade!


2. Valor da entrada

Como dito acima, o ideal seria ter todo o dinheiro e comprar o imóvel à vista, no entanto, essa é uma realidade distante da maioria das pessoas. Nessa hora, o financiamento imobiliário acaba sendo a saída mais lógica.

Mas, mesmo que você encontre boas taxas de juros para seu financiamento, ainda será necessário dispor do valor da entrada. E quanto maior for o percentual pago nessa entrada, mais suaves ficarão suas parcelas; e vice-versa.

A decisão pelo momento ideal de comprar um imóvel passa também por esse aspecto:

  • Você dispõe hoje de recursos para essa decisão?
  • O valor disponível é compatível com o tipo de imóvel que você deseja comprar?
  • E qual percentual pretende dar de entrada?


Como forma de tornar mais acessível a compra do imóvel, alguns tipos de financiamento permitem o parcelamento da entrada. No entanto, vale ficar atento ao fato de que, nesse caso, durante algum tempo você terá duas despesas simultâneas: a parcela da entrada e a do próprio financiamento. 


3. Vida pessoal

Como mencionamos no início, um dos motivos mais comuns para comprar um imóvel são as necessidades da família.

Se você sabe que a família vai aumentar ou você decidiu firmar raízes em determinada cidade, esses são motivos importantes para se considerar a compra de um imóvel, em vez de outras opções, como o aluguel, por exemplo.

Além disso, se você é do tipo que sonha em ter um lugar com a sua cara e, para isso, pretende investir em reformas e alterações, ter um imóvel próprio também parece ser a melhor escolha.

Assim, vale mais a pena investir logo em uma casa do que gastar no seu imóvel alugado, porque você terá que gastar novamente na hora de se mudar.


Outra coisa a se considerar é se você tem características específicas em mente para o seu novo imóvel das quais não quer abrir mão. Se esse for o caso e de repente você se deparar com o apartamento ou a casa perfeita, pode valer a pena agarrar logo a oportunidade (desde que você tenha condições de fazer isso), porque ela pode não aparecer de novo tão cedo.

Ainda está na dúvida entre comprar e alugar um imóvel? A gente listou os prós e os contras de cada decisão para te ajudar a decidir. Clique e confira nossas dicas!


4. Taxa De Juros 

Ainda considerando que sua opção seja pelo financiamento, outro ponto fundamental a se considerar para decidir se é o momento ideal de comprar um imóvel são as taxas de juros disponíveis para você.

Por mais que pareçam pequenas, à primeira vista, cada décimo percentual de juros fará grande diferença ao longo do tempo, já que se trata de um financiamento de longo prazo.

E para a definição dessa taxa, diversos fatores influenciam:

O momento econômico do país

A instituição que fará seu financiamento

O seu nível de relacionamento com essa instituição

O seu score de crédito (acredite, todos os bancos sabem o seu!)

Uma dica final é, ao avaliar uma proposta de financiamento, não se fixe somente na taxa nominal de juros. O que importa mesmo é o total de juros que você pagará, e o item que mostra isso é o CET (custo efetivo total).


A escolha do tamanho do imóvel é outro fator fundamental no momento de se decidir pela compra. Caso você tenha uma família pequena, neste artigo a gente te mostra como escolher o tamanho ideal de apartamento!


A GVI pode te ajudar na compra do seu imóvel

Como você viu ao longo do artigo, a decisão de quando comprar um imóvel requer a avaliação de diversos pontos importantes.

Porém, em resumo, para ter certeza do momento ideal é preciso planejamento: coloque na ponta do lápis quanto você ganha, quanto pode gastar e quais as possíveis mudanças que podem ocorrer em sua vida financeira.

Pense também na sua rotina e nos seus planos para o futuro. Nessa hora, se você tem família, vale a pena considerar os desejos de todos.

Mas se a sua decisão for mesmo por realizar o sonho de comprar um imóvel, a GVI pode te ajudar!

Vamos te apresentar as melhores opções de imóveis disponíveis para compra na sua região e te ajudar com todos os pontos que mencionamos neste artigo.

Fale com a gente por WhatsApp pelo link abaixo para receber um atendimento personalizado!

Whatsapp GVI 


compartilhar