GVI Rodobens

Como usar o FGTS na compra de um imóvel

Tempo de leitura: 9 minutos
Como usar o FGTS na compra de um imóvel
06 outubro 2021

Para a maioria das pessoas, o lar é o espaço mais importante da vida e também o mais significativo.

Com as mudanças impostas pela pandemia, esse espaço se tornou não apenas habitação, mas também escola, escritório, academia, entre outras finalidades. Com isso, ter o espaço dos sonhos ganhou uma proporção ainda maior.

Para os brasileiros que desejam comprar uma nova casa – com mais espaço e conforto – existe a possibilidade de usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço como parte do pagamento. Porém, existem algumas regras e restrições para o uso desses recursos.

Você sabe como usar o FGTS na compra de um imóvel?

Se não, este artigo vai trazer as informações mais importantes que você precisa saber.

Acompanhe!

O que é o FGTS? 

Vamos do início: instituído em 1966, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço foi lançado como uma proteção para o trabalhador demitido sem justa causa. 

O saldo do FGTS é composto por depósitos realizados mensalmente pelo empregador numa conta do empregado na Caixa Econômica Federal, no valor correspondente a 8% do salário vigente desse profissional.

Perceba que esse montante pertence ao empregado e, portanto, pode ser utilizado em algumas situações, como por exemplo, financiamentos habitacionais, entre outras possibilidades.


Se você pretende financiar um imóvel, conheça 5 dicas valiosas que vão te ajudar a realizar esse sonho sem sustos e com mais segurança!


Quem tem direito ao FGTS?

O benefício do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é destinado a todo trabalhador brasileiro com vínculo empregatício, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ou seja, sob regime de trabalho formal. 

Além disso, outras categorias profissionais, com regras próprias, também têm direito:

  • Atletas profissionais.
  • Profissionais avulsos (trabalhador que presta serviço com intermediação obrigatória do sindicato da categoria).
  • Domésticos.
  • Intermitentes (profissional contratado formalmente para trabalhos eventuais).
  • Trabalhadores rurais.
  • Safreiros (trabalhadores rurais empregados unicamente no período de colheita).




Juntar dinheiro para comprar um imóvel é algo que exige planejamento e disciplina. Confiram neste artigo do nosso Blog o passo a passo para fazer isso!


Como usar o FGTS na compra de um imóvel

O Fundo de Garantia pode ser utilizado para negociar imóveis com o valor de até 1,5 milhão de reais em qualquer estado do país.

Basta que o requerente faça o financiamento dentro do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), programa regulado pelo Governo Federal, e o principal sistema de financiamento em território nacional.

Utilizado no momento da formalização do contrato, como valor inicial do financiamento, o FGTS pode ser usado de forma parcial como integralmente.

O FGTS pode ser utilizado na aquisição de imóveis residenciais concluídos ou em construção desde que o imóvel esteja localizado no mesmo município onde você trabalha ou reside há mais de um ano.

Outra possibilidade é a aquisição em localidades vizinhas ou que integrem a mesma região metropolitana do imóvel desejado.

As principais condições para usar o seu FGTS são:

Para o comprador:  

  • Ter no mínimo 3 anos de trabalho sob o regime do FGTS, não necessariamente consecutivos, em empresas diferentes ou não.
  • Não possuir outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) em território nacional.
  • Não ser proprietário de imóvel residencial na mesma região em que reside ou trabalha.

Para o imóvel

  • Para a construção de imóvel com recursos do fundo, sem aquisição do terreno, esse terreno precisa pertencer ao tomador do financiamento.
  • Ser residencial urbano.
  • Destinar-se à moradia do titular.
  • Ser próprio para habitação.
  • Estar matriculado no RI (Registro de Imóveis) competente da localidade e sem impedimentos à sua comercialização.
  • Não pode ter sido objeto de utilização do FGTS em aquisição anterior pelo período de três anos, a contar do efetivo registro na matrícula.




Vale a pena consultar o saldo do seu FGTS e saber como ele pode te ajudar a conquistar seu espaço ideal. Para isso, você pode acessar o Portal da Caixa ou baixar o aplicativo disponível no Google Play (dispositivos Android) e na  App Store (iPhone).

Você ainda se pergunta se este é o momento ideal para comprar um imóvel? Para te ajudar a tomar essa decisão tão importante, confira as dicas deste artigo!


Como usar seu FGTS para diminuir suas prestações 

Você pode usar o Fundo de Garantia para reduzir até 80% do valor das prestações em 12 meses consecutivos, seja nos contratos firmados pelo Sistema Financeiro Habitação (SFH), como para contratos firmados a partir de 12/06/2021 no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).

Para isso, o valor de avaliação do imóvel financiado precisa estar dentro do limite estabelecido para o SFH, conforme constante na Resolução CMN (Conselho Monetário Nacional).


Comprar um imóvel ou investir: qual vale mais a pena? Neste artigo do nosso Blog a gente te mostra os prós e contras de cada opção!


GVI: seu sonho a um clique, usando o FGTS!

Plataforma de negócio que integra as operações do Grupo Rodobens, a GVI acredita que a realização do sonho de comprar a casa própria pode ser feita de um jeito mais simples, fácil e sem tanta burocracia.

Unindo tecnologia e profissionalismo ao mercado imobiliário, se propõe a oferecer uma jornada de compra mais simplificada e menos complexa.

Com mais de 600 unidades comerciais e residenciais pelo Brasil, que podem ser vistas em nosso site ou em nosso perfil no Instagrama empresa oferece as oportunidades imobiliárias mais atrativas do mercado.

São apartamentos, flats, casas, galpões e terrenos, todos prontos para receber moradores ou para construção do imóvel perfeito, do jeito que você quer.

Com condições de financiamento e diversas facilidades, a GVI proporciona a realização do sonho da casa própria prezando pela desburocratização, leveza e cuidado. Com a ajuda dos melhores corretores e das melhores imobiliárias, o sonho se estende do primeiro contato até a formalização da entrega das chaves.

Entre hoje mesmo em contato pelo nosso WhatsApp clicando no botão abaixo!

QUERO MAIS INFORMAÇÕES 



compartilhar