GVI Rodobens

A importância da área de lazer no condomínio

Tempo de leitura: 7 minutos
A importância da área de lazer no condomínio
23 julho 2021

A área de lazer no condomínio tem se tornado um item cada vez mais importante na hora da escolha do novo endereço e tem se expandido de jeitos novos e criativos.

Isso porque esses espaços melhoram a qualidade de vida e facilitam o acesso a opções de lazer, especialmente em momentos como os atuais, com limitações à circulação, por conta da pandemia.

Para as construtoras, as áreas de lazer também são muito interessantes por agregar valor aos condomínios, aumentando o valor da venda e atraindo potenciais moradores.

Veja a seguir outros motivos que explicam a importância da área de lazer no condomínio!

A importância da área de lazer no condomínio

Como foi dito, a área de lazer aumenta a qualidade de vida dos moradores, porque contribui para a saúde física e mental de toda a família (incluindo os pets!).

Ao escolher um condomínio com uma boa área de lazer, os moradores passam a ter “no quintal de casa” um espaço com muitas possibilidades.

Confira algumas das principais vantagens:

- Possibilidade de aproveitar momentos de diversão em família, sem precisar de muito planejamento ou de deslocamento.

- Ter uma área para os animais de estimação passearem, brincarem e interagirem com outros animais do prédio.

- Ter mais segurança para deixar os filhos brincando, caso você tenha crianças.

- Economizar o tempo – e o dinheiro – que gastaria se deslocando até uma academia, clube ou parque.

- Ter um espaço para festas e eventos familiares de forma mais acessível (de acordo com possibilidades impostas pelo momento atual).

- Contar com a valorização do imóvel, caso deseje alugar ou vender.

- Criar uma rotina mais saudável, praticando esportes de quadra ou na área fitness do condomínio, caso haja.


Está em busca de um imóvel para compra, mas não sabe quais são os primeiros passos a seguir? Então não deixe de conferir este artigo:

Por onde começar a compra de um imóvel?

O que não pode faltar na área de lazer em condomínio

Com o aumento na busca por condomínios completos, as construtoras têm criado novas áreas de lazer e melhorado aquelas mais tradicionais, como academias e piscinas.

Mas é claro que essas áreas valem mais ou menos a pena, dependendo da sua rotina e dos seus interesses. Então vale analisar se a área de lazer atende às suas particularidades.

Mas para ter uma ideia do que há por aí, elencamos alguns itens que consideramos importantes para uma área de lazer completa.

1. Academia

Como comentamos acima, a academia no prédio é uma mão na roda para o seu dia a dia e pode ser aquela motivação que você precisa para fazer exercícios mais vezes na semana.

2. Quadras de esporte

Condomínios maiores estão indo além das atividades físicas individuais em espaços fitness e oferecendo também quadras de esporte como futebol, basquete e tênis, por exemplo.

Perfeito para você que pratica um desses esportes ou quer jogar no fim de semana com amigos, família ou outros moradores do condomínio.

3. Piscina

Quem não quer dar um mergulho num dia quente? As piscinas são muito comuns em prédios e evitam longos deslocamentos à praia ou ao clube em dias em que você quer se refrescar e pegar um sol, especialmente se você não mora perto do mar.

Além disso, são ótimas para que as crianças se divirtam em um dia de férias ou no fim de semana.


4. Sauna

Além da piscina, muitos prédios também estão apostando na sauna. Além de complementar o banho gelado com um ambiente quente, a sauna também ajuda na saúde e melhora a respiração e a pele.

5. Salão de festas

Este item é praticamente obrigatório, não é? O salão de festas é perfeito para aquela comemoração de aniversário, celebração de Natal e outras datas importantes, ou apenas para organizar uma festa entre amigos.

6. Espaço gourmet

Similar ao salão de festas, o espaço gourmet tem ganhado força nos últimos tempos.

É uma área destinada a reuniões mais intimistas, com foco na boa comida, como almoços e jantares. A estrutura da cozinha costuma ser melhor que a do salão de festas ou da churrasqueira.

7. Playground

Se você tem filhos pequenos ou planeja tê-los algum dia, já sabe por que esse é um item fundamental, já que é o principal espaço para que as crianças brinquem e interajam com os coleguinhas.

Considerando ainda que as novas gerações são extremamente estimuladas pela tecnologia, tomar um ar fresco e brincar longe do celular pode ser bem importante para a saúde mental e física das crianças.

8. Brinquedoteca

Enquanto o playground é a oportunidade de as crianças brincarem ao ar livre, a brinquedoteca é uma área fechada e segura que conta com vários jogos, áreas para desenho e brinquedos divertidos.

É um ótimo complemento às atividades físicas do playground e também promove a socialização dos seus filhos pequenos.

9. Salão de jogos

E por que não uma brinquedoteca para adultos? O salão de jogos também é ótimo para reuniões com amigos ou família e geralmente conta com mesa de sinuca, pebolim e um lugar para jogar cartas.

Mas, claro, isso pode se expandir bastante e contar com diversos outros jogos, incluindo videogames, por exemplo.

10. Espaço pet

O espaço pet é um espaço ao ar livre reservado para seu bichinho de estimação, onde eles podem brincar sozinhos ou com outros animais e gastar toda a energia acumulada, além de fazer suas necessidades.

Isso ajuda muito no bem-estar e na saúde do seu pet, acredite!

Para famílias menores, quais seriam os melhores tipos e tamanhos de imóveis para garantir conforto, economia e comodidade? Neste artigo a gente te dá algumas ideias:
Qual o tamanho ideal de um imóvel para famílias pequenas?

Se você quer se mudar e está buscando uma opção com uma boa área de lazer, saiba que aqui na GVI trabalhamos com diversos tipos de condomínios em 14 estados e temos a opção perfeita para você e a sua família.

Confira nosso site e entre em contato conosco para receber um atendimento personalizado e descobrir lugares com área de lazer no condomínio que atendem a todas as suas necessidades. Estamos te esperando!

WhatsApp GVI


compartilhar