GVI Rodobens

Casa ou apartamento: conheça as vantagens de cada opção!

Tempo de leitura: 9 minutos
Casa ou apartamento: conheça as vantagens de cada opção!
06 agosto 2021

Optar por uma casa ou um apartamento pode fazer toda diferença na rotina dos moradores, já que ambas as opções têm seus prós e contras. E saber fazer essa escolha pode significar mais (ou menos) conforto, comodidade, segurança e economia.

O primeiro passo, então, será entender qual das duas opções mais combina com você e seu estilo de vida.

Para te ajudar, separamos, a seguir, as maiores vantagens de se morar em uma casa ou em um apartamento, para que você consiga fazer essa escolha com mais confiança e tranquilidade. Confira!

Vantagens de morar numa casa!

Via de regra – mas há exceções – as casas costumam oferecer mais espaço e área útil aos moradores, especialmente quando consideramos as plantas de apartamentos mais modernos, sendo esse um dos pontos mais relevantes na avaliação de quem procura um novo lar.

Mas existem várias outras vantagens que podem fazer você optar por uma casa. Confira:

1. Liberdade

Quem mora em prédios sabe que precisa atender a uma série de regras de convivência, horários e negociações coletivas.

Nesse sentido, morar em uma casa pode ser uma opção mais interessante se você e sua família não querem ter restrições em sua rotina, e possam:

- Curtir sua música sem preocupações.

- Assistir a um filme de ação no volume que desejar.

- Reunir amigos e familiares para comemorações.

- Usar aparelhos (máquina de lavar ou aspirador) sem se preocupar.

Além disso, morando numa casa, você e sua família terão mais liberdade para tomar decisões quanto ao imóvel, como fazer reformas e alterações definitivas.


2. Lazer e diversão

Se a sua casa tem uma boa área externa, você pode utilizá-la para momentos de lazer com a família e amigos, sem precisar reservar áreas compartilhadas ou disputar espaço com todos os moradores do prédio, por exemplo.

Fora o fato de que uma casa abre possibilidades como ter um quintal para cultivar plantas e flores, instalar uma piscina, entre outras.

Seja numa casa ou apartamento, conseguir deixar sua cozinha prática e bonita é algo sempre bem-vindo. Confira nossas dicas:

5 ideias práticas de decoração para cozinhas pequenas!

3. Privacidade

Outro ponto bastante relevante e que precisa entrar na conta é a privacidade.

Para pessoas que valorizam uma rotina mais reservada, as casas costumam ser opções mais indicadas. Ao contrário de um apartamento, em uma casa você não vai precisar dividir parede com seu vizinho, ouvindo (e sendo ouvido) boa parte de tudo o que se passa na intimidade familiar.


Pode parecer besteira, mas muita gente se incomoda até de ter os vizinhos de porta acompanhando cada visita que chega e sai de seu apartamento. Outra vantagem de morar em uma casa.

4. Espaço para pets

Os animais de estimação já são quase que presença obrigatória nos lares de hoje em dia.

Se você também é mãe ou pai de pet, saiba que terá muito mais possibilidades de brincadeiras, atividades e diversão pro seu bichinho em uma casa.

Além disso, em uma casa, você tem a possibilidade de criar mais animais ou animais de maior porte do que normalmente é possível num apartamento, além de poder construir uma casinha pro seu cachorro.

Vantagens de morar num apartamento!

Os apartamentos geralmente não têm tanto espaço ou dinamismo quanto as casas, mas contam com uma série de atributos bem vantajosos para muitas pessoas.

As maiores vantagens dos apartamentos são:

1. Segurança

Prédios são, em geral, mais seguros que casas, tendo mais pontos de barreira até algum risco chegar ao seu apartamento.

Além disso, morando em um prédio, é muito mais acessível contar com recursos de segurança, como vigilância 24 horas, circuito interno de câmeras, porteiro, entre outros.

E com os avanços tecnológicos na área da segurança condominial, diversos recursos têm trazido ainda mais proteção, como identificação por biometria, reconhecimento facial, sistemas anti-incêndio automáticos, entre outros.

Também é possível ter tudo isso em sua casa, mas num condomínio todos os custos são compartilhados entre os moradores, o que torna tudo bem mais barato.

Caso a sua opção seja mesmo por um apartamento, confira estas dicas de como aproveitar melhor cada pedacinho dele:

7 dicas para aproveitar melhor o espaço do seu apartamento!

2. Praticidade

Sim, casas têm mais espaço e privacidade, mas nem todo mundo está disposto a arcar com os custos (e com o trabalho) de cuidar de uma casa.

Caso sua rotina e de sua família seja mais corrida ou vocês não sejam do tipo que gostam de se preocupar com quintal, jardim, gramado, manutenções e grandes faxinas, é melhor optar por um apartamento, onde tudo é cuidado pelo condomínio, inclusive com funcionários para cuidar dessas obrigações.

Sem contar que, por serem geralmente menores, os apartamentos também acabam sendo mais simples de limpar e manter do que uma casa.

Você (ou alguém de casa) está trabalhando em home office? Então aprenda neste artigo do nosso Blog como organizar esse espaço da melhor maneira:

5 dicas de como montar um espaço para o home office!

3. Serviços

Outro ponto importante de se avaliar ao se decidir por uma casa ou apartamento é a comodidade.

Cada vez mais os condomínios têm oferecido aos moradores serviços e áreas de lazer completas e sofisticadas, que permitem que você se divirta e ainda realize diversas tarefas do dia a dia sem precisar sair.

Alguns exemplos dessa comodidade para os moradores de apartamentos são:

- Lavanderia

- Academia

- Salas de jogos

- Quadras poliesportivas

- Espaço gourmet


4. Localização

Tanto em termos de localização quanto de custos, ao compararmos casas e apartamentos, estes últimos geralmente levam vantagem.

Em geral, comparando imóveis de tamanho semelhante, as casas costumam ser mais caras que apartamentos. Além disso, a oferta de apartamentos em certas áreas costuma ser bem maior que a de casas, caso seu desejo seja de morar próximo do trabalho ou de escolas.

Se sua intenção for morar em um centro urbano – especialmente de uma grande cidade – é bem provável que suas únicas opções sejam os apartamentos.

Assim, se você prioriza a localização acima de tudo, o apartamento pode ser a melhor – às vezes, a única – escolha.

Avaliou todos os pontos listados acima e decidiu que tipo de imóvel pretende comprar? Confira neste artigo quais são os próximos passos:

Por onde começar a compra de um imóvel?

O que é melhor: casa ou apartamento?

Como mencionamos no início, para decidir entre casa ou apartamento, você deve primeiro analisar o que é mais valioso para você em termos de estilo de vida, recursos disponíveis e estrutura familiar.

As casas são melhores para famílias maiores ou para quem prioriza uma maior liberdade, autonomia e até mesmo acessibilidade, no caso de idosos e pessoas com deficiência.

Já os apartamentos atendem muito bem os mais jovens, famílias pequenas, solteiros e todos aqueles que não buscam muito espaço, além de pessoas que estão constantemente fora do lar para trabalhar ou viajar.

No entanto, vale sempre pensar não apenas no seu momento atual, mas também no futuro: está nos seus planos ter filhos? Quantos? Quer acolher um ou mais animais? Planeja se mudar em pouco tempo? Suas oportunidades de trabalho podem te levar para outra cidade?

O recomendado, então, é pensar alguns anos à frente para entender se a casa ou o apartamento que você escolher hoje continuará servindo, mesmo com as possíveis mudanças na sua vida.

Casa ou apartamento: conte com a GVI!

Nós, da GVI, sabemos que decidir entre casa ou apartamento pode ser bem difícil e que o ideal é ter uma empresa de confiança te ajudando a fazer a melhor escolha.

Então conte com a gente para te ajudar! Propomos uma nova forma de comprar imóveis, tudo com muita praticidade e suporte.

Para um atendimento pessoal, clique no link abaixo e fale com um dos nossos profissionais. Certamente ele vai te ajudar na compra de sua casa ou apartamento.

Whatsapp GVI


compartilhar