Este site salva seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a política de cookies e privacidade.

GVI Rodobens

Comprar apartamento ou investir: qual vale mais a pena?

Tempo de leitura: 6 minutos
Comprar apartamento ou investir: qual vale mais a pena?
31 agosto 2021

Uma das dúvidas que surgem na cabeça de muitas pessoas, quando pensam em comprar um imóvel é: comprar apartamento ou investir o dinheiro?

Tomando como base a compra financiada (a grande maioria dos casos), de fato não é uma decisão fácil, já que envolve um valor elevado e um compromisso de longuíssimo prazo.

Tanto a compra quanto o investimento oferecem prós e contras, e a análise cuidadosa dessas variáveis é o que pode trazer mais clareza sobre que caminho escolher.

Para te ajudar a tomar a melhor decisão, listamos neste artigo alguns pontos que vale a pena avaliar.

É melhor comprar apartamento ou investir?

Surpreendentemente, mesmo com todas as limitações impostas pela pandemia, o mercado imobiliário foi um dos setores que mais cresceram nos últimos anos.

Para se ter uma ideia, 2020 fechou com R$ 124 bilhões emprestados pelos bancos para financiamento imobiliário, o que é 57% a mais que em 2019, segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

E as principais razões para esse crescimento foram:

  • A queda da taxa básica de juros, que chegou ao menor valor histórico, refletindo em financiamentos mais acessíveis para as pessoas.


  • Uma demanda reprimida, que havia desde 2014, por conta de toda a turbulência econômica e política, que acabou elevando a taxa Selic a 14,25% em 2016, contra 2% em 2020.


  • Queda do rendimento das opções de investimento, influenciada pela redução da taxa básica de juros.


  • O fato de as pessoas terem precisado passar mais tempo em casa, por conta da pandemia e transformarem esses espaços em ambiente de trabalho, estudo e lazer, o que gerou a necessidade de buscarem imóveis maiores e mais confortáveis.


Comprar casa ou apartamento? Quando cada uma dessas opções costuma ser mais vantajosa? É o que você vai descobrir ao clicar neste artigo!


Como alternativa, temos a opção do investimento. Nessa alternativa, alguns dos objetivos do investidor podem ser:

  • Fazer o dinheiro render para, no futuro adquirir um imóvel à vista ou dando uma entrada maior.


  • Optar pelo aluguel e manter o dinheiro investido, por acreditar que isso seja mais vantajoso que encarar um financiamento.


Nessa opção, sempre vale estar atento ao momento econômico e às perspectivas de mudança pro futuro, no curto, médio e longo prazos.

Ao passo em que, quando você fecha um contrato de financiamento de imóvel, você tem a certeza de que – independente do que aconteça – independente do que aconteça – será aquela taxa que você irá pagar, na maioria das opções de investimento, você não tem essa mesma segurança.

Especialmente se a intenção do investidor for obter retornos mais interessantes com suas aplicações, as opções de renda variável (as mais rentáveis), não têm trazido o retorno esperado, com uma perda média de -2,0% em 2021.

Porém, se a intenção for ter mais liquidez (facilidade para resgatar o dinheiro), investir o dinheiro é, sem dúvida, a opção mais interessante, já que não é simples nem rápido se desfazer de um imóvel para usar o dinheiro.

Outra dúvida que costuma atormentar muitas pessoas é se vale mais a pena comprar ou alugar um imóvel. Confira neste artigo os pontos que você deve avaliar!


Quando vale a pena comprar imóvel?

Para responder essa pergunta, o mais importante é analisar o seu perfil de investidor e suas necessidades de vida.

No geral, a compra é uma boa opção quando:

  • Você enxerga estabilidade em sua vida financeira, tanto em termos profissionais quanto em seu padrão de despesas.


  • Existe a necessidade de buscar mais espaço, conforto e segurança, seja porque a família cresceu, seja porque deseja se estabelecer em determinado lugar ou mesmo viver em um lugar mais seguro e com melhor infraestrutura.


  • O momento econômico é favorável, como o que vivemos atualmente.




Definir qual é o momento ideal de vida para se comprar um imóvel nem sempre é uma tarefa simples. Veja neste outro artigo o que é importante considerar!


Como saber se estou fazendo a escolha certa?

Após conferir as dicas e informações deste artigo, acreditamos que você terá muito mais condições de avaliar e tomar uma decisão mais tranquila e segura, em relação a comprar apartamento ou investir o dinheiro.

E caso sua escolha seja mesmo pela compra, também é importante que você tenha boas informações e, de preferência, possa contar com especialistas do seu lado nesse momento.

Para isso, você pode contar com a GVI!

Somos especialistas na venda de imóveis e podemos te ajudar com informações importantes sobre o mercado imobiliário, além de apresentar as opções de imóveis mais compatíveis com suas necessidades.

Fale com a gente pelo WhatsApp para receber um atendimento personalizado. Para isso, basta clicar no link abaixo!

Whatsapp GVI 


Você também pode gostar:

7 dicas para aproveitar melhor o espaço do seu apartamento!

Qual o tamanho ideal de apartamento para uma família pequena?

A importância da área de lazer no condomínio!


compartilhar