GVI Rodobens

Qual o tamanho ideal de apartamento para uma família pequena?

Tempo de leitura: 9 minutos
Qual o tamanho ideal de apartamento para uma família pequena?
16 julho 2021

Você saberia dizer quais os critérios mais importantes para escolher um apartamento para uma família pequena, com no máximo 4 pessoas?

Será que existe um tamanho ideal? E quantos cômodos esse imóvel precisaria ter? Tem pets? Além disso, tem alguém trabalhando em home office? Precisa de espaço pra isso?

São muitas questões que precisam ser pensadas antes de empacotar a mudança.

Nessa hora a dúvida que surge é: qual o tamanho ideal de apartamento para uma família pequena?

Para te ajudar a fazer a escolha perfeita, trouxemos algumas dicas do que deve ser levado em conta antes de assinar o contrato.

Confira!

Alguns tipos de apartamentos pequenos

Os apartamentos pequenos se tornaram uma ótima opção de moradia nos últimos anos, mas não apenas por serem relativamente econômicos. Eles também são interessantes na hora de limpar, decorar, reformar e se mudar, além de entregar bastante aconchego, caso sejam bem planejados.

Mas vale dizer que eles não são todos iguais. Inclusive, apartamentos pequenos podem ser divididos em algumas categorias:

Quitinetes ou conjugados

As quitinetes costumam ter apenas um quarto e um banheiro, com a sala conjugada ao quarto e uma pequena área reservada para a cozinha.

Esse tipo de apartamento, em geral, não ultrapassa os 50 m2, sendo uma das opções mais lembradas no Brasil, quando o objetivo é um imóvel para famílias pequenas.


Fonte: Revista Casa

Flat ou apart-hotel

Recentemente tem se popularizado a ideia de se morar nos chamados apart-hotéis, especialmente em cidades grandes; tendência já observada em cidades menores e no interior.

Como o próprio nome sugere, um apart-hotel é uma mistura de apartamento + hotel.

Trata-se de imóveis compactos, que se diferenciam das quitinetes e conjugados por fazerem parte de prédios com serviços como arrumação, lavanderia e até mesmo restaurantes.

É como se o morador fosse um hóspede do hotel onde mora.


Loft

Nos Estados Unidos, os lofts surgiram da reforma de antigos armazéns. A principal característica desses apartamentos é serem abertos, integrando praticamente todas as áreas, quase sempre sem divisórias (com exceção do banheiro).


Fonte: Revista Casa Vogue

Studio

Maiores que as quitinetes, porém mais compactos que os lofts, os studios também contam com uma arquitetura mais moderna, aberta e prática e, hoje em dia, são muito populares no Brasil, inclusive para famílias.

O mais comum, no entanto, é que esse tipo de imóvel seja procurado por solteiros ou casais. No caso de uma família pequena, de 3 pessoas (e possivelmente um pet), as melhores opções costumam ser studios ou lofts.

Fonte: entendaantes.com.br

Imóveis pequenos podem ganhar um charme especial com uma decoração mais cuidadosa e caprichada, para ficarem mais bonitos, funcionais e não abarrotados. Confira nossas dicas:

5 ideias práticas de decoração para cozinhas pequenas!

Tamanho ideal de apartamento para uma família pequena

Se você tem uma família pequena e está considerando um apartamento, saiba que as opções com dois quartos possuem em média de 56 m2 a 86 m2, e as com 3 quartos, cerca de 70 m2 a 150 m2.

O mais importante, claro, é estipular quantos quartos sua família precisa. No caso de uma família de 3 pessoas, a resposta óbvia parece ser um quarto para o casal e um para o filho, mas leve em conta algumas questões.

Por exemplo: vocês já têm filho, mas estão pensando em ter outro num futuro breve? São do tipo que costumam receber hóspedes?

Além disso, pense também no seu pet, caso tenha. Afinal, o seu cachorro ou gato é mais um serzinho residindo no apartamento. Se você já tem um animal de estimação, considere o espaço que ele precisa com base em seus hábitos e tamanho.

Porém, é claro, tudo vai depender do orçamento: quanto você pode gastar no imóvel? Não adianta economizar ao máximo, mas perder no conforto. Também não é ideal viver num lugar extremamente confortável, se você precisa abrir mão de muitas coisas para arcar com os custos.

O grande desafio aqui é encontrar esse ponto de equilíbrio, como dissemos no início.

E como fica a decoração de um apartamento pequeno? Saiba como ampliar o espaço com as dicas deste artigo:

Cores para aumentar o ambiente: descubra quais são e como usar!


Como calcular o tamanho ideal do imóvel

O melhor jeito de calcular o tamanho ideal do seu imóvel, portanto, é pensar no dia a dia da família.

Dê uma olhada nas dicas a seguir e leve todas em consideração na hora de escolher a sua futura moradia.

1. Idade dos filhos

Quanto anos têm seu(s) filho(s)? Crianças costumam (e até gostam de) dividir quartos sem muitos problemas, mas a situação pode ficar um pouco mais desafiadora quando falamos em adolescentes. E se você tem apenas um filho pequeno, pense se outra criança está nos seus planos.

2. Infraestrutura

O que tem no seu prédio além do apartamento? Algumas pessoas valorizam muito a ideia de morar em um lugar com academia, piscina e lavanderia; outras, nem tanto.

Além disso, um benefício dos condomínios com lavanderia é que você já aproveita o espaço que iria usar para a máquina de lavar e possivelmente o varal (e, acredite, num lugar pequeno isso faz a diferença).

Também vale pensar nas vagas de garagem, acessibilidade geral, áreas de lazer e outros espaços que possam ou não ser utilizados por você e a sua família.

3. Ambiente de trabalho

Com a pandemia, o home office se tornou muito mais comum, e várias empresas também adotaram a ideia para o futuro.

Se você for trabalhador remoto, freelancer ou precisar de uma área dedicada para o escritório, um quarto exclusivo pode ser a melhor pedida, ou uma área do apartamento que ofereça privacidade.

Pense na estrutura que você precisa e onde atenderá chamadas de vídeo, por exemplo.

Confira nossas dicas para tornar seu local de trabalho em casa mais prático e confortável

5 ideias de como montar um espaço para o home office

4. Decoração

A decoração pode não parecer a coisa mais importante na hora de escolher o tamanho ideal de apartamento para uma família pequena, mas, no final das contas, pode fazer toda diferença inclusive na questão do conforto e do bem-estar da família nesse espaço.

Pequenos toques de decoração e os itens corretos ajudam a dar amplitude e organização em um apartamento compacto.

Pense no tamanho dos móveis, dos eletrodomésticos, em como você quer organizar as coisas, como quer embelezar o ambiente, entre outras questões.

Na hora de decorar espaços pequenos, é importante usar cores que valorizem e ampliem seus espaços. Aprenda a fazer isso neste artigo do nosso Blog:

Cores para aumentar o ambiente: descubra quais são e como usar!

5. Quanto tempo planeja ficar

Por fim, pense no futuro: quanto tempo você planeja morar nesse novo apartamento? Isso pode ditar qual é o melhor lugar para você e sua família com base nos arredores, na infraestrutura, possibilidade de aumentar a família, futuras reformas e mudanças, entre outras questões.


Escolheu o tamanho do seu apartamento?

Agora que você conferiu nossas dicas sobre como descobrir o tamanho ideal de apartamento para uma família pequena, você já tem uma ideia do apartamento em que quer morar?

Seja qual for a sua escolha, a GVI está aqui para te ajudar!

Se você está insatisfeito com o seu imóvel atual e tem planos de se mudar, fale com a gente para receber um atendimento especial e descobrir as melhores opções na sua área. Temos muitas opções para você e a sua família!

Whatsapp GVI  



compartilhar