GVI Rodobens

7 dicas para aproveitar melhor o espaço do seu apartamento!

Tempo de leitura: 9 minutos
7 dicas para aproveitar melhor o espaço do seu apartamento!
30 julho 2021

Os apartamentos compactos estão conquistando um público cada vez maior, principalmente entre solteiros e famílias de até 3 pessoas, que têm percebido as inúmeras possibilidades e vantagens desse tipo de imóvel.

As construtoras também têm priorizado projetos com esse tipo de moradia, especialmente nos grandes centros, em condomínios que já incluem diversos serviços, como lavanderia, academia, serviços de limpeza, entre outros mimos para os moradores.

Com essa tendência crescendo, crescem também os desafios em decorar e deixar esse espaço pequeno com a cara dos moradores, mas isso pode ser contornado com criatividade e com as dicas certas, como você vai encontrar neste artigo.

Para te ajudar nessa missão, confira 7 dicas para aproveitar melhor o espaço do seu apartamento pequeno.

Boa leitura!

Dicas para aproveitar melhor o espaço do seu apartamento.

Como dissemos, morar em um apartamento compacto não significa abrir mão do conforto, da comodidade nem de um apê estiloso e aconchegante. E alguns dos pontos mais importantes para ter tudo isso você confere na nossa lista abaixo:

1. Planeje!

Esta primeira dica é para aqueles que estão comprando ou alugando um imóvel com dimensões reduzidas.

Sabemos que chegar num espaço novo sempre gera ansiedade e expectativa com a organização dos móveis, dos eletrodomésticos, da decoração e dos utensílios em geral. Porém, por ser um espaço limitado, planejamento é fundamental.

Se você está se mudando de um outro imóvel compacto, avalie se o novo espaço será capaz de comportar os itens que você já tem. Quando você já reside em um apê de dimensões semelhantes ao novo, você já traz uma boa noção do que você vai conseguir colocar entre as quatro paredes.

O problema maior está para quem está se mudando de uma casa ou apartamento de maiores dimensões para um imóvel menor. Nesse caso é importante avaliar o que você está disposto a abrir mão para conseguir caber nessa nova habitação.


Não vale a pena manter (ou pior, comprar) um móvel ou eletrodoméstico que você goste muito, mas que irá roubar um espaço precioso (e limitado) do seu apartamento.

Para os objetos que você já possui, tire as medidas deles e dos espaços disponíveis no nosso lar, sempre deixando uma margem de segurança. Para móveis e eletrodomésticos que você for comprar, invista em opções pensadas para espaços menores, como cooktop (em vez do fogão), micro-ondas embutido, móveis planejados e, talvez, até um frigobar, em vez de uma geladeira.

Você é solteiro ou tem uma família pequena e está em dúvida sobre o tamanho ideal pro novo apartamento? Confira as dicas deste artigo do nosso Blog:

Qual o tamanho ideal de apartamento para uma família pequena?

2. Desapegue!

Caso você seja daqueles acostumados a ter muitos móveis, roupas, objetos de decoração, acessórios, sapatos, entre outros, entenda que um apartamento pequeno não combina com acumulação e pede um estilo de vida mais desapegado e prático.

Ao acumular muitos itens em um espaço pequeno, serão grandes as chances de que seu espaço ganhe um ar mais carregado e até pareça menor.

Por isso, desapegue!


Caso esteja de mudança ou mesmo para continuar no apê onde você já está, pense no que você pode vender, descartar ou – melhor ainda – doar para quem possa estar precisando mais. Fique apenas com o que você realmente usa. Uma dica é: se você não usou algo por mais de 12 meses, é provável que aquilo não seja tão necessário assim.

Mora em um apartamento compacto e quer aprender a deixar sua cozinha mais prática e funcional? Então não deixe de ler este artigo:

Ideias práticas de decoração para cozinhas pequenas!

3. Invista em móveis do tipo 2 em 1

Como dissemos no início, quando o assunto é aproveitar melhor o espaço em apartamentos pequenos, a palavra-chave é: criatividade!

Pensando nisso, uma dica interessante é investir em móveis e eletrodomésticos inteligentes.

Existem vários móveis no mercado que exercem duas funções como, mesas dobráveis, sofás-cama, hacks de televisão que giram para dois ambientes, cama com baú (para poupar seu guarda-roupas), entre vários outros itens que, ao cumprirem mais de uma tarefa, evitam que você precise comprar várias coisas.

Dessa forma, você irá diminuir o número de móveis que precisa, economizando espaço.



4. Aposte em espelhos

Os espelhos, assim como divisórias transparentes, ajudam a fazer com que o ambiente pareça maior do que realmente é.

Vale investir em pontos estratégicos como a sala ou o quarto, dando a impressão de que o cômodo é bem maior, além de ser um elemento muito bonito na decoração e prático para o dia a dia.

Você pode escolher se ele será aplicado em toda uma superfície, como em uma parede inteira, ou em pequenos detalhes decorativos.


Fonte: suadecoração.com

5. Use cores claras.

Saber trabalhar bem as cores é essencial para conseguir a sensação de ter um ambiente mais espaçoso e arejado.

As cores claras, principalmente o branco, são as melhores apostas para ambientes pequenos. Por refletirem bastante a luz, elas dão a impressão de que o ambiente é maior do que realmente é.

Além disso, são uma dica muito prática na decoração por combinarem com todos os ambientes, desde o quarto até a cozinha.

Quer aprender como usar as cores e ampliar seus espaços? Então não deixe de conferir este artigo do nosso Blog:

Cores para aumentar o ambiente: descubra quais são e como usar!

6. Invista na iluminação

Um projeto de iluminação bem pensado e bem executado, ajuda a ampliar o ambiente do lar. Abajures e luzes pontuais ajudam a dar destaque em objetos ou pontos específicos da residência.

Caso não seja a melhor pedida para o seu apartamento, vale investir em spots de luz no teto da casa – lâmpadas direcionadas a pontos específicos – que também passam essa sensação de foco, aumentando o ambiente.


7. Use e abuse das paredes

Aprender a fazer bom uso das paredes é uma ótima forma de aproveitar melhor o espaço do seu apartamento pequeno.

Tanto para a decoração quanto para a instalação de objetos, usar essas estruturas verticais com criatividade pode abrir inúmeras possibilidades.

Fonte: Casa e Jardim

Para quem busca praticidade, usar as paredes para instalação de araras de roupas, por exemplo, pode trazer um ar descolado e prático. Em vez de ocupar sua pia ou balcão da cozinha, por que não instalar o micro-ondas na parede, usando um suporte? Até mesmo suas bijuterias ocupariam menos espaço de suas gavetas, caso ficassem na parede.

Use a criatividade. As possibilidades são infinitas!

Apartamento compacto ou espaçoso: conte com a GVI!

Neste artigo você conheceu 7 dicas práticas e úteis para aproveitar melhor o espaço do seu apartamento pequeno. Temos certeza de que, observando esses pontos, você vai conseguir aproveitar muito mais cada pedacinho do seu apê compacto.

Mas a gente sabe que, às vezes, mesmo sendo criativo, o espaço do imóvel pode não ser suficiente, e aí a solução é mesmo procurar algo mais adequado às necessidades da família.

Nessa hora, você pode contar com a GVI! Nosso trabalho é fazer a ponte entre os melhores imóveis e as necessidades de moradia das pessoas.

Clique e fale agora mesmo com nossa equipe e teremos o maior prazer em indicar as melhores opções de imóveis exatamente como você deseja.

Quero encontrar um novo lugar para morar!


compartilhar