GVI Rodobens

Por onde começar a compra de um imóvel

Tempo de leitura: 5 minutos
Por onde começar a compra de um imóvel
13 maio 2021

Decidiu comprar um imóvel? Que ótima notícia!

Agora é muito importante estar atento a todas as etapas que você precisa passar até concretizar essa tão sonhada compra e a realização do seu sonho.

A decisão de comprar um imóvel é algo muito sério e muito importante, quando você toma essa decisão, você está fazendo um bem muito grande, não só para você, mas para toda a sua família, você está ajudando a garantir o futuro da sua família.

Por esse motivo, é muito importante que você se atente a todas essas etapas para que essa compra seja feita com muita responsabilidade e principalmente muita segurança.

A partir de agora, que você decidiu comprar um imóvel, quais são os passos que você vai seguir até concretizar essa compra?

Em primeiro lugar, é muito importante você entender qual que é a sua necessidade com aquele imóvel. Qual que é o tipo de imóvel realmente que te atende, que vai fazer bem para você e que vai fazer com que todos aqueles seus objetivos de vida sejam cumpridos?

Uma vez que você que tem essa noção, aí é a vez de você fazer a famosa busca.

É a hora de conhecer todas as opções que você tem, visitar os imóveis, seja virtualmente ou pessoalmente, até encontrar de fato aquele que realmente te agrada, aquele que realmente agrada toda a família e que vai deixar todo mundo muito feliz.

Logo assim, que você encontra esse imóvel, é a hora de você começar os trâmites burocráticos para essa compra e aí você precisa estar muito atento, de que maneira você vai fazer essa compra.

Você vai fazer essa compra através de um financiamento bancário?

Você vai fazer essa compra à vista?

Você vai utilizar algum outro instrumento financeiro?

É muito importante você estar ciente de todas as opções que você tem para que essa compra seja realmente uma coisa muito tranquila e que não represente um sacrifício para sua família, muito pelo contrário, tem que ser uma coisa muito prazerosa, onde todos ai vão poder usufruir juntos.

Feito isso e decidido de que maneira você vai fazer aquela aquisição, é a hora da famosa papelada, você vai precisar assinar esse contrato de compra e venda, se for através de um financiamento bancário, você vai ter que dar entrada nesse financiamento, se por acaso, você for utilizar recursos do seus FGTS, que é o fundo de garantia por tempo de serviço, também é a hora de você solicitar o saque desse fundo de garantia, enfim todo um trâmite burocrático, para que você possa viabilizar aquela compra e que efetivamente você possa estar mais próximo da realização do seu grande sonho.

Logo depois, assim que toda essa parte burocrática e financeira estiver resolvida, é hora de você providenciar a transferência desse imóvel para o seu nome, para que isso aconteça você precisa recolher o ITBI, que é o imposto de transmissão de bens imobiliários, que em resumo, é o imposto para você retirar o nome do antigo comprador e poder passar para o seu antigo, é imposto municipal, que lhe é devido em todas as transações imobiliárias quando você tem a transferência de propriedade. E a partir do momento que você recolhe o imposto, você precisa registrar esse imóvel efetivamente no seu nome.

Se você está fazendo essa compra, através de um financiamento bancário, o próprio contrato do financiamento imobiliário, ele já tem força pública de escritura, ele já garante que essa propriedade vai estar no seu nome e alienada ao banco que te concedeu esse financiamento ou se você fez essa compra à vista, você providencia esse registro no cartório, após o recolhimento desse imposto e esse imóvel já vai estar no seu nome e o seu direito sobre ele já vai estra garantido.

E depois, que você cumprir todas essas etapas, acabou?

Calma, ainda não. Ainda tem mais algumas etapas que são extremamente importantes para que você possa pegar as chaves desse apartamento ou dessa casa, ou assumir ali a propriedade daquele lote, enfim, do imóvel que você comprou, só que você precisa se atentar à alguns detalhes antes e um desses detalhes é: Uma boa vistoria de entrada.

Então é muito importante, você se certificar que aquele imóvel está em conformidade com tudo aquilo que lhe foi prometido no momento dessa compra e a partir dessa vistoria feita, você simplesmente pode pegar as chaves na mão e a partir daí, é só curtir com a sua família e viver bons momentos naquele lar que você escolheu para poder chamar de seu.

Em resumo, essas são as principais etapas, que você vai percorrer a partir do momento que você decide comprar um imóvel até efetivamente estar com as chaves na mão e poder curtir com a sua família.

Ficou alguma dúvida?

Se você ainda tem alguma dúvida, deixa aqui nos comentários, queremos te ajudar para que você fique muito bem informado para poder passar por toda essa jornada da melhor forma e mais prazerosa possível e realizar o seu grande sonho.


compartilhar