GVI Rodobens

5 dicas de como montar um espaço para o home office!

Tempo de leitura: 7 minutos
5 dicas de como montar um espaço para o home office!
30 junho 2021

Desde 2020, temos experimentado uma grande revolução em nossas rotinas, e uma dessas transformações é a transição – para muitas pessoas – do trabalho presencial para a modalidade remota, mais conhecida como home office.

Ao mesmo tempo que traz mais proteção contra os riscos da Covid-19, toda essa mudança também traz desafios, como a transformação de espaços residenciais em verdadeiros locais de trabalho.

Por isso, trouxemos 5 dicas neste artigo que irão te mostrar como montar um espaço para o home office que deixe o ambiente aconchegante e torne seus momentos de trabalho mais prazerosos e confortáveis.

Como montar um espaço para o home office

A hora do trabalho é algo importante e precioso. Ter um local bem-estruturado em seu home office influencia diretamente na sua concentração, organização e, consequentemente, em sua produtividade.

Em geral, nossas casas não foram pensadas em ter um local específico para o trabalho. Por isso, ter esse cuidado de montar um espaço com os recursos necessários para tornar o seu desempenho melhor, é indispensável.

1. Separe um espaço exclusivo para trabalhar

Antes de tudo, uma das principais dicas de como montar um espaço para o home office é escolher um local em sua casa que seja exclusivo para seu trabalho.

O ideal é que este local seja um ambiente mais calmo, longe da rotina diária da sua casa, para que você não tenha possíveis distrações ou interrupções, até mesmo com barulhos externos.

Tomar esse cuidado de criar um ambiente em que você não seja interrompido frequentemente ajuda ainda mais na sua produtividade e concentração.


2. Crie um ambiente diferente do restante da casa

Para que você sinta que está no momento de trabalho e que aquele espaço é dedicado e direcionado apenas paras suas tarefas do home office, é importante que você crie um sensação de ambiente diferente do restante da casa.

Seja ousando nas cores, decoração, disposição dos móveis e até mesmo trazendo elementos que façam você sentir que está no seu momento de trabalho e que aquele local em sua casa é uma parte da sua empresa ou da empresa em que você é colaborador.

3. Iluminação do ambiente

Algo muito importante é a iluminação do ambiente. Você deve levar em consideração se gosta de ambientes mais claros ou mais escuros para trabalhar, isso é algo mais pessoal e a vantagem do home office é pode escolher a maneira que você se sente melhor.

Mas lembre-se que caso a sua iluminação não seja adequada, mesmo você optando por ter um ambiente mais escuro, por exemplo, pode ocasionar problemas oculares e até mesmo sonolência.

O ideal é que você opte por uma iluminação que fique no meio termo entre um ambiente claro e escuro. Até porque, um ambiente excessivamente claro também pode gerar desconforto visual e até dores de cabeça ao longo do dia.

DICA: as cores do seu espaço influenciam diretamente na iluminação e composição do ambiente. Cores quentes podem causar uma sensação maior de produtividade e as cores frias puxadas para tons mais fracos e pastéis, trazem sensação de um ambiente mais calmo.

 

Fonte: colormeanings.com

Além disso, saber usar bem a composição de cores no ambiente pode trazer uma sensação de que o espaço é maior ou menor do que ele realmente é.

Neste artigo do nosso Blog, você vai aprender como usar as cores para trazer uma sensação de maior espaço e amplitude para seus ambientes:
Cores para aumentar o ambiente: descubra quais são e como usar! 

4. Escolha mesa e cadeira ideais para seu home office

A escolha desses dois elementos faz total diferença em sua rotina de trabalho. Imagina o quão ruim e desconfortável pode ser trabalhar todos os dias em uma mesa que não é ideal para a sua altura ou numa cadeira que não seja confortável para você passar horas sentado.

Para isso, utilize as medidas ideias da mesa para que você possa ter um local confortável. A largura mínima indicada da mesa é de 75 cm e a altura ideal é entre 70 cm e 78 cm. Dessa forma você garante um espaço mínimo ideal para o conforto das pernas e para a utilização de uma cadeira para um home office.

 

A escolha da cadeira é algo muito pessoal. Além disso, existem vários modelos no mercado que podem ser muito úteis no seu dia a dia. Dentre os modelos disponíveis, as mais indicadas são: cadeira secretária, operativa, diretor, presidente ou gamer.

É importante que você escolha um modelo que fique na altura certa da posição da sua mesa, que tenha apoiadores laterais para os braços e que você consiga encostar os pés no chão ou em algum apoiador de pernas, para que seu corpo mantenha uma posição ergonômica, evitando assim possíveis complicações nas costas ou dores no corpo.

5. Mantenha a organização

E a última dica, mas não menos importante, está muito relacionada à sua organização diária no seu ambiente do home office.

Se o espaço for pequeno e ainda desorganizado, com certeza trará uma sensação de caos para seu trabalho.

Sabemos que há dias que são mais cansativos ou mais intensos que outros, mas manter a ordem em seu espaço faz com que você tenha mais clareza sobre as suas tarefas, traz uma sensação de calma e tranquilidade para o ambiente no todo.

A dica para manter tudo organizado diariamente é utilizar quadros de tarefas, caixas organizadoras para os papéis e deixar o mínimo possível de itens desnecessários em cima de sua mesa.

Com essas dicas, com certeza o seu ambiente de trabalho em sua casa ficará mais prazeroso e mais produtivo.

Trabalhar de forma remota tem muitas vantagens e, com um ambiente bem-estruturado, pode ficar ainda melhor!

Se você gostou dessas dicas, não deixe de compartilhar com seus amigos que também precisam dar uma repaginada no seu local de home office. Além disso, siga nossas redes sociais para as dicas diárias que postamos relacionadas ao local em que mais gostamos nesse mundo: nossa casa!


compartilhar