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Checklist dos documentos necessários para a compra de um imóvel!

Tempo de leitura: 9 minutos
Checklist dos documentos necessários para a compra de um imóvel!
29 dezembro 2021

Adquirir um imóvel próprio é um momento muito especial na vida da maioria das pessoas. Afinal, trata-se da realização de uma grande conquista.

Ao mesmo tempo, é um processo que envolve muitos detalhes e exige diversos cuidados. É a decisão da compra de um bem de grande valor financeiro e emocional, muitas vezes, envolvendo financiamentos e pagamentos de longo prazo.

Pensando em te ajudar a se orientar melhor para dar esse passo, preparamos uma checklist dos documentos necessários para a compra de um imóvel, para que você consiga evitar possíveis dores de cabeça. Além disso, você vai conhecer uma forma de adquirir seu imóvel que agiliza, simplifica e traz mais segurança.

Acompanhe o artigo!


A importância de checar TODA a documentação


👉 Cenário 1

Você e sua família se apaixonaram por um imóvel e decidiram iniciar a negociação. O contrato de compra e venda é assinado, mas por um descuido ou desconhecimento, a documentação não é analisada com calma.

Só depois você descobre que a propriedade tinha dívidas, as quais você não se atentou antes de fechar o negócio.

Em um cenário como esse, todas essas pendências passam a ser responsabilidade do comprador, que terá de arcar com os débitos ou se desgastar negociando com credores e o antigo dono. E caso desista do negócio, corre o risco de perder o que já pagou.


👉 Cenário 2

Você e sua família também se apaixonam por um imóvel e decidem comprá-lo.

A partir daí, iniciam toda uma negociação, se organizam financeiramente, possivelmente até colocam seu imóvel atual à venda para pagar parte o outro, o que envolve toda a família e gera muita expectativa.

Após tudo isso e com o processo de compra já quase no fim, você verifica a documentação e percebe que existem pendências que impedem a conclusão do negócio, mas que você não percebeu no início.

Resultado: desgaste, perda de tempo, de dinheiro e frustração em todos.



A documentação de um imóvel é a base de todo negócio imobiliário, sendo muito importante estar atento a ela desde o início.

Antes de dar início a uma negociação, é recomendado solicitar a versão mais atualizada de todos os documentos necessários e se assegurar que não existem dívidas atreladas à propriedade.

Tem certeza que você está se planejando direitinho para comprar um imóvel? Confira as nossas dicas e fique tranquilo!


Checklist dos documentos para a compra de um imóvel

Existem situações específicas – como tipo de imóvel, sua localização, a finalidade, entre outras – que vão exigir comprovações e documentações específicas, mas no geral os documentos mais importantes para a compra de um imóvel são:

1. Documentos pessoais

Documentos pessoais são exigidos tanto do comprador quanto do vendedor, para averiguar a existência de possíveis pendências e tornar a transação segura e tranquila para ambos os lados.

Do comprador, podem ser exigidos:

  • Cópia do RG e do CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de estado civil ou certidão de nascimento;
  • Carteira de trabalho e extrato do FGTS (se for usar esse fundo);
  • Comprovante de renda: holerite, declaração de Imposto de Renda, extratos bancários dos últimos 3 meses;
  • Se for comerciante, certidão de quitação de tributos e contribuições federais e CND/INSS. 


Já do vendedor pode ser solicitado:

  • Certidões negativas sobre eventuais ações na Justiça Federal, Fazendas Municipal e Estadual;
  • Certidão negativa de débitos trabalhistas;
  • Se divorciado, certidão de casamento com averbação ou termos de audiência.


Ainda não está certo se este é o momento ideal para comprar um imóvel? Descubra com as nossas dicas!


2. Compromisso de Compra e Venda

Antes da assinatura do contrato definitivo e posteriormente da escritura do imóvel, é feito um contrato prévio, registrando os termos da negociação e o compromisso de ambas as partes em cumprir suas obrigações para que o negócio ocorra sem prejuízos para nenhum lado.

Esse documento traz segurança para compradores e vendedores, registrando o valor acordado para a venda do imóvel, como será feito o pagamento (sinal, parcelas, prazos) e as possíveis consequências para ambas as partes, caso descumpram o acertado.



3. Certidão atualizada de registro do imóvel

A certidão atualizada de registro do imóvel é um dos principais documentos para a compra de um imóvel, pois é ela que informa qual é a situação atual da propriedade. Ou seja, se está regularizada junto aos órgãos públicos responsáveis e cartórios.

Essa declaração é imprescindível para a negociação, não podendo ser substituída por outras escrituras ou contratos particulares que possam vir a ser oferecidos.

4. Certidão de ônus reais

A certidão de ônus reais também é um documento importante quando se trata de investigar se o imóvel possui dívidas, hipoteca ou até se está em situação de penhora. 

Essa declaração pode ser requisitada no Cartório de Registros de Imóveis correspondente à cidade em que a propriedade foi inscrita. 


5. Certidão de quitação fiscal e guias de IPTU pagas

Essa documentação precisa ser fornecida pelo proprietário atual, que precisa comprovar que as obrigações fiscais do imóvel estão todas quitadas para que o processo de compra e venda tenha continuidade.

Esse comprovante é emitido pela Prefeitura da cidade em que o imóvel está registrado. No Distrito Federal, pela Secretaria de Fazenda.

Se você se questiona se é melhor comprar um imóvel ou investir o dinheiro, neste artigo você encontra os prós e contras de cada decisão!


6. Declaração de quitação de obrigações condominiais

Caso a propriedade esteja localizada dentro de um condomínio, seja de casas ou apartamentos, faz-se necessário a comprovação do pagamento das taxas.

Esse documento também deve ser solicitado pelo proprietário atual junto à administradora ou síndico.



7. ITBI e Registro de Escritura

Analisou todos os documentos necessários para a compra de um imóvel que mencionamos e está tudo em ordem?

Um outro documento necessário para a conclusão do negócio é a quitação do Imposto sobre Transferências de Bens Imóveis (ITBI) que, na maioria dos estados, corresponde a 3% do valor de venda do imóvel e deve ser pago pelo comprador do bem. Como o valor varia de acordo com a região, deve ser verificado localmente.

Além disso, é preciso também fazer o registro da escritura em cartório, documento confirmando a efetivação do negócio e de que todo o processo foi válido.

Ainda tem dúvidas sobre financiamento de imóvel? Entenda tudo sobre o assunto aqui.


Compra de imóveis: conheça a GVI!

A lista de documentos necessários para a compra de um imóvel é grande e, além de demandar muita cautela, também é preciso ser ágil para não acabar perdendo a oportunidade ou os prazos da negociação.

Por isso, o ideal é contar com suporte especializado, para te assessorar durante esse processo.

Esse é o caso da GVI!

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Para saber mais sobre a GVI, confira este artigo, onde mostramos 9 motivos para comprar um apartamento com a gente.


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