GVI Rodobens

Cores para aumentar o ambiente: descubra quais são e como usar!

Tempo de leitura: 5 minutos
Cores para aumentar o ambiente: descubra quais são e como usar!
25 junho 2021

Você sabia que existem maneiras de aumentar o ambiente da sua casa, sem os gastos, a bagunça e a quebradeira de uma reforma?

E uma das formas mais simples de fazer isso é simplesmente trabalhando as cores nos seus espaços. Isso, porque elas influenciam diretamente na percepção dos ambientes.

Diferentes cores e tons causam percepções variadas em nosso cérebro, e isso pode gerar uma sensação tanto de maior amplitude quanto de fechamento de determinado espaço.

Para te ajudar a melhorar a percepção dos espaços da sua casa, trouxemos neste artigo dicas valiosas de como as cores desempenham esse papel e como você pode utilizá-las.

Como utilizar as cores para aumentar o ambiente?

Utilizar a disposição das cores em sua casa para aumentar o ambiente é um truque de decoração muito utilizado e que, além de ser fácil e rápido, pode trazer uma nova experiência para um mesmo ambiente, ao se dar uma repaginada em espaços da casa que não te agradavam tanto.

A seguir, mostraremos para você os principais pontos a serem considerados no momento de pintar as paredes e como eles podem influenciar seus espaços.

Saiba quais paredes pintar para aumentar o ambiente

Saber quais as paredes pintar é fundamental para se obter uma sensação de mais espaço e não a sensação de que o ambiente é menor do que ele aparenta ser.

Por exemplo: se você escolher pintar todas as paredes do quarto com uma cor escura, o ambiente dará a impressão de ser menor e mais apertado.

Por isso, a primeira dica é que, caso você opte por cores mais escuras, mas queira deixar o quarto com a sensação de um lugar mais amplo, o ideal é pintar o teto ou a parede do fundo.

Já as laterais precisam manter tons mais neutros e claros, pois são eles que aumentam o ambiente (vamos falar mais sobre isso à frente).

Na imagem a seguir você pode conferir quais paredes escolher para mudar as cores e como a disposição da pintura pode mudar a percepção do ambiente.


Fonte: Archdaily

Quais cores deixam o ambiente maior?

Agora que você já sabe quais paredes pintar para trazer uma sensação de ambiente maior e mais largo, vamos mostrar para você quais as cores mais indicadas para melhorar ainda mais essas sensações.

O recomendado é que sejam utilizadas cores mais claras e neutras para o ambiente. Isso, porque a luz reflete melhor em ambientes mais claros e faz com que eles pareçam maiores do que realmente são.

1. Utilize cores claras!

As cores mais indicadas para aumentar o ambiente e gerar a sensação de ter um espaço maior são: branco, bege, cinza, azul claro e todas as cores que estejam no mesmo nível dessas na paleta.   

Fonte: Mobius arquitetura

2. Defina uma cor-destaque no ambiente!

Sabemos que, se bem utilizadas, as cores trazem alegria para o ambiente. Então, uma das formas de combinar as cores mais neutras com cores mais quentes e, mesmo assim, manter a sensação de espaço maior é escolher uma cor-destaque para o ambiente.

E isso serve tanto para as paredes quanto para a decoração em si. O ideal é você definir uma cor-destaque no ambiente e aplicá-la usando as técnicas que apresentamos lá no início do nosso texto.

Além disso, a dica é utilizar esse tipo de cor não somente nas paredes, mas também no restante da decoração, deixando o ambiente ainda mais harmonioso.

Para saber melhor quais cores combinar e como utilizar as técnicas de tom sobre tom, indicamos que consulte suas combinações no círculo cromático. 


Fonte: colormeanings.com

Esperamos que essas dicas possam te ajudar a melhorar a percepção dos ambientes aos quais você deseja trazer uma sensação de maior amplitude e espaço.

Aqui no nosso Blog, estaremos sempre trazendo dicas e ideias para ter mais prazer com sua casa ou escritório.

Caso tenha curtido nossas dicas, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais ou nos contar o que achou.

Para isso, siga nossas redes sociais! 


compartilhar