GVI Rodobens

Mesa quadrada, retangular ou redonda? Te ajudamos a entender qual é a mais adequada para a sua casa

Tempo de leitura: 3 minutos
Mesa quadrada, retangular ou redonda? Te ajudamos a entender qual é a mais adequada para a sua casa
06 maio 2021

Na hora de escolher a opção mais adequada de formato de mesa para a sua casa ou apartamento é normal ter dúvidas. Mas para te ajudar a identificar os tipos mais adequados para cada perfil de ambiente o arquiteto Rodrigo Laureno, da Ronega&Continuità de Fortaleza (CE) selecionou alguns itens importantes a serem analisados.

Defina onde a mesa vai ficar e como será utilizada

A escolha do formato da mesa vai depender do espaço que você tem à disposição na sua casa e também a forma de utilização. “Tomando como base um casal jovem com uma cozinha integrada à sala, uma opção interessante é a mesa retangular junto à parede em um dos topos, dessa forma o fluxo de circulação no apartamento não é impedido”, exemplifica Rodrigo.

Caso a necessidade seja por uma mesa que possa receber o máximo de pessoas em um ambiente restrito, a redonda será mais vantajosa.

Modelos redondos: quais os prós e quais os contras?

A maior vantagem de optar por mesas redondas seria pelo fato de

comportarem um número maior de lugares e propiciar uma

melhor circulação ao seu redor, no entanto dependendo do formato

do espaço onde ela se encontra, pode criar cantos de difícil acesso.

E os modelos quadrados?

Já a mesa quadrada pode propiciar um melhor ordenamento do espaço e

uma compreensão melhor da disposição dos usuários, mas limita o

número de ocupantes, salvo casos de mesas extensíveis que permitem

seu alongamento quando necessário.

Tendências sobre cores e materiais

Segundo o arquiteto, não existe um material em alta no momento, mas o uso de materiais naturais está sendo muito explorado, como a pedra natural no tampo, madeira maciça ou lâminas naturais de madeira.

Estão em evidência as de cores claras ou bem escuras. “Sempre com foco na harmonia do espaço e em materiais naturais”, complementa.

Pensando na decoração, os itens que vão compor a ambientação do espaço devem harmonizar com a mesa e com o projeto do espaço da casa como um todo. Sobre a utilização de tapetes, Rodrigo dá uma dica de ouro. “O tapete não é recomendável para mesas encostadas na parede, exceto nessa situação, o tapete pode ser explorado de infinitas maneiras”.

Mesa na varanda gourmet: qual o melhor material?

Na varanda gourmet, a mesa pode ser exposta a sol, chuva, além de resíduos de alimentos, por isso a opção deve ser por materiais duráveis, como madeira maciça, por exemplo.

Com relação ao tamanho, a lógica é a mesma dos demais ambientes. O formato e o tamanho vai variar de acordo com o a amplitude da varanda. Para varandas menores, as mesas altas e mais compactas são uma excelente opção. 


compartilhar