GVI Rodobens

Dicas para escolha de cortinas e truques para garantir a iluminação natural em casa

Tempo de leitura: 2 minutos
Dicas para escolha de cortinas e truques para garantir a iluminação natural em casa
06 maio 2021

Veja as melhores ideias para deixar a sua casa mais iluminada, arejada e agradável

A iluminação natural nos ambientes está diretamente ligada ao bem-estar, mas há muitas dúvidas sobre como aproveitar melhor a iluminação natural em cada ambiente da casa e qual é o tipo de cortina ideal para cada espaço.

Convidamos Ana Bartira Brancante, arquiteta da Ana Bartira Arquitetura e Hotelaria, que fez uma seleção de dicas que podem te ajudar.

3 dicas de ouro para aproveitar a iluminação natural

1 - Use cores claras em móveis e paredes, é importante para estimular a luz natural, pois refletem mais os raios solares.

2 – Adeque também a posição de espelhos em locais que refletem a incidência da luz do sol, por exemplo na frente de uma janela.

3 – Opte por cortinas com tecidos leves e transparentes, que além de ajudarem a diminuir o impacto do sol forte, enriquecem o ambiente e deixam mais aconchegante.

Como escolher as cortinas?

1 - Antes de pensar no tipo de cortina, é necessário definir qual será a sua usabilidade: escurecer o ambiente, controlar a luminosidade ou ter mais privacidade. Uma vez entendendo o seu uso, o mercado oferece inúmeras opções.

2 - O conforto térmico é muito importante na escolha da cortina além da privacidade e do visual que ela proporcionará. Controla a entrada da luz solar no interior do imóvel.

3 – Foque na escolha dos modelos, cores e materiais que irão se adequar à decoração da sua casa.

4 – Se o intuito da cortina é garantir a privacidade, é indispensável avaliar o quanto de transparência você precisa para quebrar a incidência direta sem comprometer sua intimidade.

5 - Existes dezenas de tecidos e materiais utilizáveis na escolha de uma cortina. Cada um com suas características e técnicas de uso. Normalmente o poliéster é muito utilizado. O linho sintético tem um ótimo custo benefício, não amassa e não encolhe. Pode ser forrado se quiser mais privacidade ou não se quiser uma maior transparência.

6- A persiana proporciona mais praticidade tanto na instalação quanto na limpeza. O controle de luz é maior e você pode escolher entre vários modelos e materiais.

7 - A cortina é para quem quer um ambiente mais acolhedor e com visual mais sofisticado ou descolado, dependendo do modelo e tecido escolhidos. Existem inúmeros tipos de tecido e cores, cada um com um efeito adequado ao seu uso e sua decoração.

8 - Tanto a cortina quanto a persiana podem ser automatizadas através de controles e podem ser uma ótima opção na decoração, o importante é saber qual mais adequada ao espaço.

TAGS: casa, cortina, persiana, móveis, paredes, espelhos, persiana automatizada, cortina automatizada, decoração, janela


compartilhar