GVI Rodobens

Aprenda a usar a Regra de 3 na decoração

Tempo de leitura: 3 minutos
Aprenda a usar a Regra de 3 na decoração
18 abril 2022

Você já ouviu falar da Regra de 3 da Decoração? O conceito matemático é usado para definir o número “perfeito” para garantir o equilíbrio visual dos ambientes.

Um estudo desenvolvido pelo professor de psicologia Terence Hines, da Pace University, nos Estados Unidos, mostrou que o cérebro humano leva mais tempo para processar os números ímpares do que os números pares – fenômeno chamado por ele de “efeito ímpar”.

Nesse sentido, quando usamos um conjunto de três elementos decorativos (ou mais, desde que sejam ímpares), proporcionamos uma experiência mais rica e dinâmica a quem os observa e, consequentemente, direcionamos o foco de atenção a determinados detalhes do design.

Esses elementos não necessariamente precisam ser iguais, mas devem estar em harmonia. Você pode, por exemplo, usar dois itens idênticos e um diferente ou ainda três itens diferentes, mas que sejam da mesma categoria, a fim de manter um padrão estético.

Se você é novato(a) na arte de decorar, sugerimos que fotografe o cômodo escolhido, faça seus ajustes e compare com a versão anterior. Assim, ficará mais fácil entender se sua composição ficou boa ou não.

Veja, a seguir, cinco dicas da regra de 3 aplicada à decoração de ambientes, que podem dar um toque especial à sua casa.

Cores

Enquanto um ambiente monocromático é visto como algo sem graça, um ambiente super colorido pode ser considerado pesado e confuso. Por isso, a dica é investir em pelo menos três tonalidades que combinam entre si, na proporção de 60% (cor dominante, nas paredes e nos pisos), 30% (cor secundária, nos móveis) e 10% (cor de destaque, nos acessórios).


Fonte: Pinterest

Luz

Investir em diferentes tipos de iluminação garante uma decoração agradável e acolhedora. A luz geral é aquela colocada no teto para nos ajudar a enxergar os cômodos. A luz de destaque, por sua vez, evidencia detalhes arquitetônicos, como nichos e sancas. Já a luz de tarefa auxilia na realização de atividades, como ler, escrever ou preparar alimentos.


Fonte: Pinterest

Mobílias

A Regra de 3 da decoração também vale para o layout dos móveis. Você deve planejar agrupamentos de itens de tamanhos e formatos similares, conforme as necessidades específicas de cada espaço. Desse modo, uma poltrona vai muito bem com um pufe e uma luminária naquele canto da sala de estar destinado à leitura.


Fonte: Pinterest

Objetos

Ao escolher os enfeites a serem colocados em uma estante ou mesinha, por exemplo, também é recomendável escolher um número ímpar e dispô-los em formato de triângulo. Nesse caso, é interessante variar no volume das peças (altura, largura e profundidade) para melhorar a percepção de dinamismo do local.


Fonte: Pinterest


compartilhar